segunda-feira, outubro 31, 2005

O livro só pode ser lido?

Quando pensasse em livros logo nos vem à mente a leitura, como se esta fosse a única forma de conhecer o conteúdo de uma publicação. Isto se deve ao fato de que a visão é para a maioria das pessoas o sentido dominante e isto as faz pensar que só através dela podemos tomar conhecimento do que nos cerca, relegando os demais sentidos a papeis secundários.
A leitura é sem dúvida a principal forma de conhecer o conteúdo de uma obra, porém não a única. Os livros também podem ser ouvidos e sentidos. Estes podem ser texturizados, em braile ou em áudio.
Os livros em áudio têm se tornado cada vez mais comuns sendo responsáveis por tornar possível o contato com o mundo literário em uma sociedade na qual as pessoas vivem com pressa e sem tempo.
Os livros em CD podem ser ouvidos nos mais diversos lugares e por não ser necessário o uso da visão são ideais para grandes engarrafamentos e viagens longas por vias esburacadas. São na verdade cômodos e representam uma volta ao passado, quando alguém era responsável por contar-nos o que estava escrito.
Livros em formatos de áudio são apenas alternativas aos livros convencionais e não substitutos para estes, já que nada se compara ao contato com o papel, boas ilustrações e encadernação.

Um comentário:

Vivien Lee Mamedio disse...

Eu acredito que todos nós cometemos algum pecado com nossos livros amados ou não amados...
O meu é sempre achar que a capa dos livros me fala mais do que eles em si. Eu julgo o livro pela capa. Talvez seja por isso que eu não me dou bem na vida. Eu também devo julgar as pessoas pelas capas.

Abraços =*