sábado, maio 07, 2005

Saiba como proteger suas crianças da pedofilia on-line

Saiba como proteger suas crianças da pedofilia on-line

Você tem filhos(as), irmãos(ãs), primos(as) ou sobrinhos(as) entre 07 e 14 anos que “surfam” na Internet? Se tem, então deve estar preocupado por conta das recentes notícias sobre pedofilia na rede mundial de computadores.
Talvez então você pense que a melhor solução é proibir as crianças de entrar na Internet, mas de fato, fazendo isto você vai estar apenas levando a criança a acessar à rede sem que você tenha conhecimento, o que dará mais brechas para que fatos desagradáveis ocorram.
E então, o que fazer? Primeiro você deve conversar com a criança e explicar-lhe, de acordo o com o grau de desenvolvimento dela, o que é pedofilia, o que é um pedófilo e quais tipos de relacionamentos e comportamentos são corretos, principalmente entre um adulto e uma criança. Avise-lhe que nem sempre as pessoas dizem a verdade na Internet e que um adulto pode estar se passando por criança em uma sala de bate-papo. Alerte-a para não fornecer o número do telefone de casa e muito menos do celular, sempre explicando o porquê disto.
Porém conversar sobre o assunto não é suficiente, certifique-se de que o computador fique em um local onde você possa monitorar o que a criança está fazendo, mas não vá se exceder neste controle.
Caso o computador fique no quarto da criança ou você trabalhe e a deixe em casa com livre acesso à Internet existe outra solução: instalar no computador programas que restringem o acesso a sites que contenham palavras ou expressões como “sexo”, “ninfetas”, “crianças nuas” ou imagens pornográficas. Além disto você pode também, através destes programas, monitorar tudo o que é feito no computador, principalmente na Internet. Com eles é possível saber quais sites foram visitados, ter o registro de conversas em salas de bate-papo e programas comunicadores (MSN, ICQ, AIM, etc), além de filtrar que tipo de conteúdo pode ser exibido (muitos destes programas têm também uma lista-negra de sites).
Entretanto, a vigilância eletrônica não substitui a boa e velha conversa, já que a pedofilia não está tão somente na Internet, visto que na maioria dos casos o criminoso é alguém conhecido: um amigo da família, um parente, um vizinho ou até profissionais que têm contato com a vítima (médicos, professores, etc).
Vale lembrar que você deve ficar atento a qualquer mudança de comportamento e nunca menospreze queixas ou muito menos repreenda a criança se ela disser algo sobre o assunto.
Outra coisa importante é estar informado sobre o tema e se por acaso souber de algum pedófilo denuncio-o!

Links importantes:
Asas Feridas: http://www.agenciabaiana.com.br/premiotimlopes2004.html
Censura.com.br: http://www.censura.com.br/

Programas:
Norton Internet Security: www.symantec.com.br
Chat Stalker 1.1 : http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i32759.html
IamBigBrother 9.0: http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i26169.html
AYA 1.0: http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i30168.html
Child Control: http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i29860.html
Golden Eye: http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i18838.html
Invisible KeyLogger Stealth: http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i18354.html
Kid Watcher Professional Edition: http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i31008.html
Net-blocker: http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i20192.html
Noise Nak Plus 2004: http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i22142.html
Real Spy Monitor: http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i27555.html
Secure Browser: http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i8115.html

Nenhum comentário: