domingo, maio 29, 2005

Buá, buá, buá! A culpa é de Portugal!

Raios, raios, raios! Por que temos que culpar os outros por nossas desgraças fruto dos nossos erros? O velho discurso de que a culpa pela situação lastimável do Brasil é de Portugal já “torrou” minha paciência.
O discurso manjado que todo aluno de primário ouviu do professor de história e repete como um papagaio já durou tempo demais. Está na hora de parar de repetir bobagens e encarar os fatos.
Não nego que o sistema de colonização imposto ao Brasil pela metrópole da Península Ibérica atrasou o desenvolvimento do país, mas este não é nem de longe o verdadeiro motivo do estagnação brasileira.
Vamos então analisar os fatos: todos os países das Américas foram colônias, assim como os africanos e a maioria dos asiáticos. Todos foram explorados. Mas o Brasil é um dos poucos que ainda atrela toda a sua desgraça a colonização que sofreu.
Os absurdos são inúmeros, mas o pior de todos se refere ao ouro. Segundo os “queixistas” de plantão, o nosso ouro foi embarcado em caravelas para Portugal em quantidades inimagináveis, explorado quase até a escassez. Faz-me rir! Por que então será que a Vale do Rio Doce ainda fatura bilhões com esse precioso metal? Será ele fruto de terras estrangeiras? Será ele alienígena? Claro que não! É dos solos brasileiros! Mas Portugal não tinha ficado com tudo?
Digo-lhes uma coisa, se Portugal tivesse mesmo retirado todo o ouro que dizem, seria o país mais rico da Europa, e todo português teria uma quantidade fabulosa de ouro, de fazer inveja aos grandes magnatas do oriente. Ué??? Cadê meu ouro???
Queixas, queixas, queixas.... Isso cansa, sabiam? Será que avisaram aos queixoso do nosso Brasil varonil que alguns países da América do Sul chegaram a desenvolverem-se? Pois é, o Paraguai, se não fosse pela “ajudinha” dos hermanos argentinos, brasileiros e uruguaios poderia ser hoje uma grande potência da América Latina e não o reino da pirataria e falsificação grosseira.
Los trés hermanos puseram por terra o Paraguai, acabaram com qualquer chance de desenvolvimento daquele país que vinha se tornando um exemplo a ser seguido. Opa! Desenvolvimento...exemplo....Paraguai??? Não foi também ele uma colônia?
A história está repleta de países que apesar das travas impostas pela destruição da guerra, pobreza e falta quase total de recursos acabaram se reerguendo, vide Finlândia e Japão. Entretanto, a diferença está principalmente na ação, coisa rara no Brasil. Não mencionando o investimento maciço em educação.

Nenhum comentário: